Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
ÓLEO DE UNÇÃO
ÓLEO DE UNÇÃO

oleo Unção

Unção significa "Ato ou efeito de ungir". Ungir quer dizer: "Untar com óleo ou com ungüento"; "Aplicar óleos consagrados".

 Bíblicamente

Unção vem do substantivo grego, "chrisma"; daí, vem o verbo "chrío", ungir; e o adjetivo "christós", que significa "ungido". No hebraico, o termo ungido é "Messhiah" (Messias) aplicado a Cristo. A unção, na Bíblia, pode ser entendida de modo espiritual e literal, com a aplicação do azeite ou óleo sobre alguém ou sobre algum objeto. 


Unção Espiritual

É a capacitação dada por Deus a alguma pessoa, simbolizada pelo aspergir do óleo, credenciando-a para cumprir uma missão específica, especial, dentro de propósitos divinos.

...

A Unção com Óleo no Antigo Testamento 

 O Óleo da Unção e sua Composição. 

Era composto de "principais especiarias": mirra, canela aromática, cálamo aromático, cássia (ou acássia) e azeite de oliveiras. Era o "azeite da santa unção".

Sua Finalidade. 

A Unção dos Objetos Sagrados. O ato de ungir os objetos com o "azeite da santa unção" dava-lhe um caráter sagrado. Não podiam se utilizados para outras finalidades. 

A Unção dos Sacerdotes 

Os sacerdotes, após ungidos, eram considerados santos, devendo dedicar-se ao serviço do Senhor. 

oleo















A Unção dos Reis. 

O azeite era derramado sobre eles, na consagração para o cargo, como servo de Deus.

A Unção dos Profetas

(1 Rs 19:16) 

16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.


A Unção no Novo Testamento 

A Unção no Sentido Espiritual. 

No NT, a palavra unção (do gr. chrisma) só ocorre três vezes (Ver 1 Jo 2.20,27). O verbo ungir (chrío) aparece cinco vezes (Lc 4.18; At. 4.27; 20.38; 2 Co 1.21; Hb 1.9). Já o adjetivo christós (Cristo) ocorre mais de 500 vezes, em diversas referências, como em Mt 1.1 e Ap 22.21. 

Os Discípulos Ungiam

É a única referência nos evangelhos sobre esse trabalho dos discípulos. 

(Mc 6:13)

13  ...expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.

Unção Pelos Presbíteros. 

Tiago ensina como agir, quando um crente está doente, orientando que os presbíteros sejam chamados para orarem por ele, ungindo com óleo, em nome de Jesus. 

Jesus Foi Ungido. 

Jesus foi ungido pelo Espírito Santo, "para evangelizar os pobres", "curar os quebrantados do coração, apregoar liberdade aos cativos, a por em liberdade os oprimidos." Ele foi ungido "com óleo de alegria".

 

(Lc 4:18)

18.  O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

(Hb 1:9)

9  Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.

Mulheres Ungiram Jesus 

(Lucas 7 : 37 e 38)

37  E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;

38  e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento.

oleo

(João 12 : 3)

3  Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.

 

 


A Unção com Óleo Hoje. 

Quem Pode Ungir? 

Os Presbíteros da Igreja 

(Tg 5:14) 

14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

Os Obreiros em Geral

(Mc 6:12 e13) 

12  Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse;

13  expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.

Observação:

Todos aqueles que crêem, embaixo de um envio de uma autoridade espiritual podem ungir proféticamente através da sua fé em Cristo Jesus. Alguns dizem que mulheres não podem ungir, mas não é uma verdade, pois como lemos anteriormente nos textos (Lucas 7 : 37 e 38), (João 12 : 3), fica claro que Jesus aceitou a atitude da unção feita por mulheres.

 

oleo

Conclusão.

A unção espiritual deve fazer parte da vida dos crentes e em especial da vida dos obreiros. A oração pelos enfermos deve ser prática comum em todas as igrejas cristãs, se possível, em todas os cultos. Sempre há pessoas necessitadas de receber a oração da fé, com o recurso da unção com óleo. Esta deve ser feita não apenas como mero ritual, mas como um gesto de fé no poder do Nome de Jesus. 

Observação: Não é o azeite que cura, è um ato profético juntamente com a fé no Nome de Jesus, da parte dos que oram e da parte do enfermo.